O que é o Transmissor de Pressão?
O transmissor do tipo piezorresistivo mede a pressão do processo através de um componente chamado diafragma, que fica em contato direto com o fluido.
Conforme a pressão varia, o diafragma é pressionado com intensidade proporcional.
Um pequeno sensor localizado na parte interna do diafragma converte a variação de pressão em uma variação de resistência elétrica equivalente, e o circuito eletrônico transforma essa informação em um sinal de corrente de 4-20mA ou tensão 0-10Vcc ou 0-5Vcc, compatível com praticamente todos os dispositivos de automação: CLPs, indicadores digitais entre outros.
Utilização
Os transmissores de pressão, são utilizados para monitorar como um sensor a pressão de equipamentos industriais para que não haja acidentes e/ou prejuízos que podem ser maiores do que o valor do equipamento em questão.
Como especificar um sensor de pressão?
O solicitante é quem deve passar para o fabricante todas as informações necessárias para identificação do melhor sensor de pressão.
Listamos as perguntas mais frequentes do fabricante para o consumidor na hora de fornecer um transmissor de pressão de acordo com a necessidade da aplicação:Estado (líquido, gás, vapor)
- Pressão máxima do processo
- Temperatura máxima do processo
- Conexões especiais em casos de fluídos agressivos ou temperatura alta.
- Rangeabilidade (faixa de pressão)
Com estas informações, o fabricante poderá desenvolver um sensor de acordo com a aplicação com segurança e precisão.
Exatidão, limites sobre pressão, pressão estática estabilidade, fazem parte de transmissores de qualidade e de maior desempenho.
Exija os certificados de calibração do fabricante escolhido.
A ADD Therm possui transmissores de pressão resistentes a vibrações contínuas e hermeticamente selados, além de comutação rápida devido a pressão de contato contínuo para a operação. Saiba mais sobre nossos Transmissores de Pressão aqui.